Qualidade da 2ª safra de milho do Paraná piora e chuva traz algum alívio, diz Deral
As lavouras de milho segunda safra do Paraná, castigadas por uma seca, tiveram sua qualidade rebaixada novamente nesta terça-feira, apontou o Departamento de Economia Rural (Deral), que avalia que as chuvas esperadas para esta semana poderão trazer algum alívio para as plantações.
O órgão da Secretaria Estadual de Agricultura do Paraná, segundo produtor de milho do Brasil, apontou que agora 30% das lavouras estão em condição “ruim”, versus 27% na semana anterior, enquanto na safra anterior apenas 6% estavam nesta situação na mesma época.
O Deral ainda reduziu o índice de lavouras de milho segunda safra em “boas” condições para 25%, versus 28% na semana anterior.
Sobre as chuvas esperadas para esta semana, o analista do Deral Edmar Gervásio disse que ainda não é possível afirmar se serão “suficientes” para estancar perdas para o milho.
“Fatalmente a perda será maior que o último relatório, pois tem praticamente mais duas semanas sem chuvas significativas”, disse ele à Reuters.
Ao final de abril, o Deral reduziu a estimativa de segunda safra de milho para 12,23 milhões de toneladas, ante 13,38 milhões na previsão de março e 11,9 milhões no ciclo anterior.