Qualcomm amplifica pessimismo do setor de chips com previsão
As ações da Qualcomm recuavam 7% na quinta-feira, após a fabricante de chips sinalizar que levará mais tempo para que o mercado de smartphones se recupere de uma queda pós-pandemia.
Tal performance fazia a empresa, forncecedora de Apple e Samsung Electronics, perder cerca de 10 bilhões de dólares em valor de mercado.
A Qualcomm estimou na quarta-feira receita e lucro abaixo das estimativas de Wall Street para o terceiro trimestre do ano.
“Apesar de acreditarmos que os investidores esperavam uma perda, este foi reconhecidamente um relatório um tanto preocupante”, disseram analistas da Bernstein, entre as 13 corretoras que reduziram os preços-alvo das ações da Qualcomm.
A empresa culpou o fraco desempenho de um cliente que compra apenas seus modems de celular e a China, onde uma esperada recuperação pós-pandemia ainda não se concretizou.
A Qualcomm não nomeou o cliente citado, mas os analistas apontaram para a Apple, que divulgará os resultados após o fechamento dos mercados.
“As próximas duas estimativas trimestrais serão impactadas adversamente pela Apple, já que este cliente líder somente de modem comprou da Qualcomm em volumes maiores antes do normal devido a problemas na cadeia de suprimentos”, disse Michael Walkley, da Canaccord Genuity.
A receita automotiva saltou 20% e a unidade de internet das coisas (IoT) registrou vendas em linha, indicando que os esforços da Qualcomm para diversificar além do mercado de smartphones estavam no caminho certo.