Qual varejista se saiu melhor em fevereiro, segundo BB Investimentos
Em relatório publicado na última sexta (1), Georgia Jorge, analista do BB Investimentos, relatou que as companhias varejistas (cerca de 30% do ICON) tiveram um desempenho majoritariamente positivo, apesar do índice de consumo ter se mantido estável, estando inferior ao Ibovespa (+1,0%).
Segundo a analista, a companhia Grupo Mateus (GMAT3) teve destaque em sua performance, com alta de 17,3%. Já, no outro espectro, a Pague Menos (PGMN3) foi a companhia com o pior desempenho, com baixa de 6,3%.
- [Carteira recomendada] 10 ações brasileiras para investir agora e buscar lucros – baixe o relatório gratuito
“Ao nosso ver, esse tombo deveu-se à desaceleração menor que a esperada da inflação em janeiro, o que acendeu um alerta no mercado quanto à possibilidade de um ciclo de cortes menos intenso na Selic.”, afirma Georgina. “Ainda, no caso da Pague Menos, cujo endividamento é o mais alto dentre as drogarias de capital aberto e possui maior exposição a consumidores de classes sociais mais sensíveis à inflação, essa preocupação por parte dos investidores acabou pesando de forma mais intensa.”
Agora no mês de março, as companhias darão segmento à divulgação dos resultados referentes ao 4T23. As expectativas do BB Investimentos são positivas para a temporada. De acordo com a analista, é esperado que a gestão das empresas mostre sinais de evolução de vendas no início deste ano, em linha com a melhoria das expectativas da atividade econômica.