Qual país tem os bancos com os maiores lucros? Confira estudo da McKinsey
Os lucros dos bancos vêm subindo desde a crise financeira. Só em 2018, a indústria mundial dos bancos arrecadou nada menos que U$ 1,36 trilhão em lucros após os impostos, o maior volume para o setor nos últimos 20 anos, afirmou o Visual Capitalist.
Não existe dúvida de que os serviços bancários podem ser lucrativos em qualquer lugar do mundo, mas o que não é nítido é a sua relevância para a criação de riqueza de tais ganhos.
Para perceber a diferença, a tabela abaixo mostra a discrepância entre a importância dos serviços financeiros nos países. Assim, é possível perceber que os bancos têm maior relevância para a economia de Cingapura do que para os outros locais analisados.
O primeiro dado analisado na tabela mostra a porcentagem das riquezas produzidas pelos bancos divididas pelo valor resultante da produção da economia em geral. Sendo assim, os Estados Unidos registrou uma porcentagem de 5,4%, enquanto Cingapura totalizou 13%.
O segundo item fala sobre os empréstimos em cada país em relação ao produto interno bruto. Essa categoria pode ser dividida entre empréstimos no atacado e no varejo, sendo possível perceber a diferença entre os níveis da China e dos EUA, com penetrações totais respectivas de 147% e 121%.
Lucro por região
Nos últimos nove anos, o lucro global dos bancos cresceu aproximadamente 3,5 vezes. Analisando por regiões, o Visual Capitalist mostrou que o lucro anual foi se desenvolvendo com o tempo e chegando a altos níveis nos dias de hoje.
O lucro dos bancos dos Estados Unidos passou de US$ 19 bilhões em 2009 para US$ 403 bilhões em 2018. Acompanhe na tabela:
Oportunidades para o futuro
De acordo com a análise, existem alguns países que tem maior chance de se tornar um grande mercado de bancos no futuro. A África subsaariana está em primeiro lugar na expectativa dos analistas, seguida pela Índia, Indonésia e China.
Veja o infográfico abaixo para entender a situação: