Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Qual país tem os bancos com os maiores lucros? Confira estudo da McKinsey

Vitória Fernandes - 22/08/2019 - 10:58
Bancos apresentam variações em seus lucros ao redor do mundo (Imagem: Bloomberg)

Os lucros dos bancos vêm subindo desde a crise financeira. Só em 2018, a indústria mundial dos bancos arrecadou nada menos que U$ 1,36 trilhão em lucros após os impostos, o maior volume para o setor nos últimos 20 anos, afirmou o Visual Capitalist.

Não existe dúvida de que os serviços bancários podem ser lucrativos em qualquer lugar do mundo, mas o que não é nítido é a sua relevância para a criação de riqueza de tais ganhos.

Para perceber a diferença, a tabela abaixo mostra a discrepância entre a importância dos serviços financeiros nos países. Assim, é possível perceber que os bancos têm maior relevância para a economia de Cingapura do que para os outros locais analisados.

O primeiro dado analisado na tabela mostra a porcentagem das riquezas produzidas pelos bancos divididas pelo valor resultante da produção da economia em geral. Sendo assim, os Estados Unidos registrou uma porcentagem de 5,4%, enquanto Cingapura totalizou 13%.

O segundo item fala sobre os empréstimos em cada país em relação ao produto interno bruto. Essa categoria pode ser dividida entre empréstimos no atacado e no varejo, sendo possível perceber a diferença entre os níveis da China e dos EUA, com penetrações totais respectivas de 147% e 121%.

Lucro por região

Nos últimos nove anos, o lucro global dos bancos cresceu aproximadamente 3,5 vezes. Analisando por regiões, o Visual Capitalist mostrou que o lucro anual foi se desenvolvendo com o tempo e chegando a altos níveis nos dias de hoje.

O lucro dos  bancos dos Estados Unidos passou de US$ 19 bilhões em 2009 para US$ 403 bilhões em 2018. Acompanhe na tabela:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Oportunidades para o futuro

De acordo com a análise, existem alguns países que tem maior chance de se tornar um grande mercado de bancos no futuro. A África subsaariana está em primeiro lugar na expectativa dos analistas, seguida pela Índia, Indonésia e China.

Veja o infográfico abaixo para entender a situação: 

Última atualização por Vitória Fernandes - 22/08/2019 - 11:17