Qual o tamanho ideal do BNDES?
O pedido de demissão de Joaquim Levy do BNDES suscitou uma nova onda de discussões em torno do tamanho ideal do banco no mercado de crédito brasileiro. De forma a dar números à discussão, atualizo abaixo como andas a participação do banco no estoque total de crédito.
Como se pode ver pelo gráfico, a participação do banco no estoque de crédito total tem caído nos últimos anos. Os desembolsos da instituição, por suposto, vêm diminuindo consideravelmente.
É saudável que isso ocorra, diga-se. Um banco de fomento como o BNDES não deve financiar grandes empresas que possuem acesso ao mercado privado e mesmo ao mercado externo. O foco do BNDES deve ser atuar onde claramente o retorno social é maior do que o retorno privado.
Small Caps: Tudo o que você precisa saber
Destacaria o financiamento de projetos de inovação realizados em pequenas empresas, o microcrédito e investimentos em saneamento básico. Além disso, dada a expertise acumulada pelo corpo técnico do banco, poderia ser uma peça-chave para destravar o processo de privatização.
O redimensionamento do banco, contudo, não é uma tarefa simples. Dado o gigantismo alcançado pela instituição, sua redução tem impactos consideráveis sobre o próprio mercado de crédito e, com efeito, sobre a economia brasileira. Além disso, há um lobby estabelecido, seja dentro ou fora do banco, que não quer que o jeito de obter crédito mude no país.
Tudo isso dito, é difícil saber ao certo qual o tamanho ideal do BNDES no mercado de crédito. Não existe um número mágico para isso. Certamente, contudo, ele é bem menor do que o atual. E é saudável que continue caindo…