Inflação

Qual é o impacto da inflação acima da meta nos fundos imobiliários?

10 jan 2023, 12:02 - atualizado em 10 jan 2023, 12:12
fundo imobiliário mxrf11
Índice de fundos imobiliários oscila perto da estabilidade com mercado digerindo dados de inflação em dezembro e em 2022 (Imagem: Shutterstock)

O índice de fundos imobiliários (Ifix) da B3 opera perto da estabilidade desde o início do pregão, mas tem viés de alta, digerindo os dados de dezembro do índice de inflação do país (IPCA). A inflação fechou 2022 acima do teto da meta (+5,79%) estabelecida pelo Banco Central (BC), de 5%.

Por volta das 11h50 (de Brasília), o Ifix tinha ligeira alta de 0,02%, aos 2.846pontos.

Efeitos da inflação nos fundos imobiliários

O analista de real estate da Empiricus Research, Caio Araujo, avalia que um IPCA elevado é prejudicial para os FIIs, porém, com o dado acima do esperado, a tendência é que os fundos consigam repassar melhores rendimentos para os cotistas.

“Mas é algo muito pontual, que acontece com um atraso de dois meses. Entretanto, no geral, inflação acima da média é ruim porque implica em uma política monetária mais restritiva. Mas o cenário macroeconômico é predominante para o desempenho dos fundos”, comenta.

No horário acima, entre os fundos, o destaque de alta ficava com o Bluemacaw Renda (BLMR11), que subia 1,7%. Enquanto o fundo Capitania Reit (CPFF11) liderava as perdas do dia, de 1%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar