Qual ação é barata e quem vai pagar mais dividendos? Veja projeções do Credit Suisse para 2020
Diante das inúmeras possibilidades de escolha dentro do universo das ações listadas na B3, investidores avaliam certos parâmetros para decidir qual papel comprar em meio a tantas opções.
Um dos métodos utilizados é a procura por dividendos, no qual avalia-se qual empresa terá maior expectativa de pagamento de rendimentos além da variação da ação, ou seja, tendo maiores ganhos para o investidor.
Neste contexto, o Credit Suisse publicou relatório sobre quais papeis deverão ter a maior estimativa de dividend yield (expectativa de pagamento de dividendos sobre cotação da ação) para 2020.
Expectativas
De acordo com a equipe de análise do banco, as ações da Smiles (SMLS3) possuem o maior dividend yield para 2020, com projeção de 36,4%.
Logo atrás, nas segunda e terceira posições, aparecem respectivamente os papeis de Tenda (TEND3) e Direcional Engenharia (DIRR3), com expectativas de 10,2% e 9,6%.
Assimetrias
Além da análise dos dividend yields, investidores também procuram assimetria de preços para comprarem ações, ou seja, empresas cuja relação entre preço e lucro, medida pelo múltiplo P/L (Preço sobre Lucro), encontra-se baixo.
Neste sentido, a equipe do Credit Suisse aponta as ações da São Marinho com o menor P/L dentro do seu universo de cobertura, com relação de 3 vezes para 2020.
Em seguida, os papeis da Unidas (LCAM3) possuem múltiplo P/L de 5,5 vezes. No terceiro lugar, as ações da Movida (MOVI3) detêm relação entre preço e lucro de 5,7 vezes para o próximo ano.
Por último, cabe ressaltar que existem diversos métodos de análise de empresas e cada um é peculiar ao setor.
Desta forma, a união entre métodos distintos de análise se mostra como a mais assertiva para se investir.