Qual a receita para crescer acima de 7%? Standard Chartered te mostra
Existem sete economias com expectativa de crescimento anual acima dos 7% na próxima década. Esta é a avaliação do Standard Chartered sobre os mercados emergentes, no qual o banco projeta que Índia, Bangladesh, Vietnã, Filipinas, Myanmar, Etiópia e Costa do Marfim deverão apresentar expansão vertiginosa no nível de produto. Das sete apontadas, cinco se encontram na Ásia e duas na África Subsaariana.
A instituição britânica inicialmente destaca a fundação do “Clube dos 7%” em 2010, no qual projeta que, um crescimento anual acima de 7% (7,18% exatamente) leva o país a mostrar o dobro do PIB em 10 anos.
Mais serviços e bens
“Se dois países começarem com o mesmo nível de PIB e um cresce 5% enquanto outro lista expansão de 7% nos níveis de produto, em 30 anos, a economia mais pujante será quase o dobro do tamanho da economia mais lenta”, pondera o Standard Chatered.
Neste sentido, o banco destaca que países como Japão, Coreia do Sul, Cingapura e Taiwan conseguiram manter níveis de crescimento acima dos 7% por 25 anos ou mais após 1945. Em decorrência, todas as nações se tornaram países desenvolvidos.
“O crescimento mais rápido não somente ajuda as pessoas a saírem mais rápido da pobreza, mas também geralmente é acompanhada por melhores níveis de educação e saúde, além de acesso mais amplo – e melhor – a bens e serviços”, avalia o banco.
Receita
Embora não haja receita mágica, existem alguns vetores para promoção de crescimento de 7% ou mais, conforme o Standard Chatered, sendo os seguintes: booms de commodities, períodos de retomada econômica, booms de superaquecimento e industrialização voltada para as exportações.
Por último, “um componente-chave para o sucesso de economias que visualizaram longos períodos de crescimento acima dos 7% foi a habilidade de mobilizar altas taxas nacionais de poupança”, afirmam os analistas.