Quais são os melhores CEOs do mundo? Milton Maluhy Filho, do Itaú, é o único brasileiro da lista
O CEO do Itaú Unibanco (ITUB; ITUB3; ITUB4), Milton Maluhy Filho, é o único executivo brasileiro na lista dos 250 melhores CEOs do mundo na lista da Brand Finance. Ele está na 231ª posição.
Maluhy está no cargo desde 2021, tendo atuado como vice-presidente executivo de finanças e riscos. Antes disso, ocupou diversos cargos, incluindo o de vice-presidente (2019 a 2020) e diretor presidente do Itaú CorpBanca (Chile) (2016 a 2018), responsável pela fusão de dois bancos, CorpBanca e Banco Itaú Chile.
Ele iniciou a carreira no Itaú Unibanco em 2002 e foi eleito diretor em 2007.
Top 10
O índice de “Guardião da Marca” da consultoria é dominado por americanos e chineses. O principal deste ano é Satya Nadella, da Microsoft.
Nadella, que também se tornou presidente este ano, foi creditado como reformulador da Microsoft, mudando sua cultura para uma de trabalho em equipe, inovação e inclusão, e embutiu uma mentalidade de crescimento em toda a empresa. Essa transformação se concretizou no propósito organizacional da marca, que agora tem como foco o empoderamento.
O top 10 do ranking é dominado líderes dos setores de tecnologia e mídia. A tecnologia possui a maioria com seis destaques, o que sinaliza o importante papel que as marcas do setor têm desempenhado no apoio à evolução dos negócios ao longo da pandemia.
Tim Cook, da Apple, ocupa o 2º lugar, tendo supervisionado um ano recorde. A empresa se tornou a primeira a atingir uma avaliação de mercado de US$ 3 trilhões.
Depois, na terceira posição, está Jianjun Wei, da chinesa Great Wall Motors.
A lista segue com Huateng Ma da Tencent (4º), Sundar Pichai do Google (5º), Shantanu Narayen da Adobe (6º), Reed Hastings da Netflix (7º), Jensen Huang da Nvidia (8º), Marc Benioff da Salesforce (9º) e Lisa Su da AMD (10º).
Veja aqui o relatório completo da Brand Finance: