BusinessTimes

Quais são os investimentos mais promissores em 2021?

06 dez 2020, 10:00 - atualizado em 14 dez 2020, 16:08
2021
Muitos investidores, portanto, estão inseguros na hora de investir. Mas é compreensível (Imagem: Pixabay/@Tumisu)

O ano de 2020 foi uma caixinha de surpresas, e surpresas bastante desagradáveis. Coronavírus chegou e desestabilizou toda a nossa economia, bem como a rotina de várias pessoas.

Em março, a Bolsa de Valores aterrorizou os investidores, chegando na casa dos 63.569 pontos no dia 23/03/2020, sendo que, em janeiro, ela tinha batido seu recorde histórico, alcançando 120 mil pontos.

Muitos investidores, portanto, estão inseguros na hora de investir. Mas é compreensível, né? Que ano, que ano!

Algumas perguntas como “Ainda vale a pena investir?”, “Onde posso investir?” são recorrentes e, por isso, eu vou te ajudar. Fique no texto e veja quais os investimentos mais promissores para 2021, mas antes, confira o que será abordado:

Perspectivas de mercado

Antes de falarmos sobre as modalidades de investimentos, é importante que saibamos um pouco sobre o nosso cenário atual e futuro.

É claro que, quando falamos de futuro, estamos tratando de incertezas. O mercado tem perspectivas e expectativas, mas os cenários são voláteis, tudo pode acontecer. E já que não somos dono de uma verdade absoluta, nos baseamos, nesse caso, em perspectivas, pois elas podem, pelo menos, oferecer um norte.

Com a pandemia do novo coronavírus, o mercado, no curto e médio prazo se tornou um poço de incertezas. Além disso, a economia mundial desacelerou.

Portanto, é importante falarmos sobre os impactos que a crise gerou no mercado financeiro de forma geral. Mas mesmo diante de toda a turbulência, é possível nos orientarmos para fazermos boas escolhas na hora de investir.

Analistas acreditam que o PIB (Produto Interno Bruto) irá apresentar uma alta em 2021, isso por conta da demanda reprimida gerada.

Em relação à taxa básica de juros, a Selic, o mercado prevê que ela tenha uma leve alta para o fim de 2021.

Responder qual é o melhor investimento, ou quais são os melhores investimentos, é uma tarefa não muito fácil, e eu explico o porquê disso.

Primeiro, o cenário do coronavírus, como já foi falado, traz muitas incertezas. Segundo, o investimento mais adequado depende muito do perfil do investidor. Inclusive, se você quer entender melhor sobre o seu perfil, temos um artigo que pode te ajudar. É só clicar aqui!

Mas, apesar desses porquês apresentados, eu vou falar, sim, sobre investimentos. A intenção é te informar de acordo com o cenário, e não de recomendar, portanto, uma dica: faça investimentos que se adequem ao seu perfil, e claro, invista naquilo que você conhece, pois isso vai evitar muitas dores de cabeça.

E agora, mudando da água para o vinho, acabei de me lembrar de uma coisa muito importante: você já tem uma reserva de emergência?

Reserva de emergência

Por favor, antes de investir, faça sua reserva de emergência. Eu não gostaria de ficar sabendo que um teve que resgatar os recursos de seus investimentos porque não se planejou direito.

Eu não sei se você sabe o que é uma reserva de emergência, mas basicamente ela é uma medida de segurança que tem como premissa montar uma reserva para situações de emergência, considerando os seus custos mensais, multiplicados por um determinado tempo.

Não tem segredo, o nome é bastante intuitivo, e se você quer saber melhor sobre o assunto e quer aprender como montar a sua, nós temos um artigo muito legal, é só clicar aqui!

Ibovespa Ações Mercados B3SA3
Apesar da recuperação da bolsa de valores desde a queda absurda em março, ainda há várias ações que estão descontadas (Imagem: B3/Divulgação)

Ações

Para investidores com perfil mais arrojado, ações são uma boa pedida. Apesar da recuperação da bolsa de valores desde a queda absurda em março, ainda há várias ações que estão descontadas.

Podemos citar como exemplo o setor bancário. Nele, há boas oportunidades de investimento, pois apesar dos impactos da crise, os bancos apresentam boas projeções.

Ao contrário, por exemplo, do setor aéreo ou turismo. Nesse caso, o impacto foi muito grande, afinal, em um cenário delicado como o do coronavírus, não dá para ter o mesmo ritmo de viajante, né?

Alguns setores quase que se recuperaram totalmente desde a queda de março, mas não deixa de ser uma oportunidade, também. Algumas empresas estão até mais valorizadas do que antes da pandemia.

Em ações, as maneiras que você pode lucrar, pensando no longo prazo, são por meio da valorização da ação e também dos dividendos.

A dica para investir em ações é: busque por boas empresas, porque as incertezas da crise ainda estão no ar, mas se você investe em empresas que têm bons fundamentos, com bons resultados, o sucesso é muito provável.

Ah, e não se esqueça nunca de diversificar, ein? Você provavelmente já ouviu a frase “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. Essa é uma regra básica.

FIIs (Fundos Imobiliários)

Os Fundos Imobiliários são muito queridos pelos investidores. Isso porque, com um valor irrisório, você conhece acessar imóveis que você não conseguiria (ou pelo menos levaria muito mais tempo).

Vamos imaginar, por exemplo, que você queira comprar um galpão logístico e, esse galpão te custará R$ 5 milhões. É grana, ein? O FII vai justamente te possibilitar de acessar vários galpões logísticos com pequenos valores, e tem mais, você ainda vai receber dividendos.

Sim, os aluguéis recebidos são distribuídos para os cotistas (quando você investe em algum fundo de investimento, você é chamado de cotista). Legal, né?

Mas tem muitas outras opções: shoppings, lajes corporativas, agências bancárias, etc.

E uma coisa bem legal é que, por trás do fundo, tem um gestor profissional.

Pensa aí: se você fosse dono de um galpão, por exemplo, e quisesse vendê-lo, concorda que isso não aconteceria rapidamente? Você precisa encontrar um comprador, depois negociar, depois lidar com uma série de papelada e burocracia, etc.

Então, deixa eu te contar uma coisa: os FIIs têm muito mais liquidez! Caso você queira se desfazer de suas cotas, o processo é muito mais rápido, isso porque as negociações são feitas na bolsa de valores, onde há inúmeras negociações a todo momento.

Ah, e quanto ao lucro, basicamente existem duas formas de lucrar com os FIIs. Uma diz respeito aos rendimentos que são distribuídos derivados dos aluguéis, como eu disse, e a outra diz respeito à valorização da cota.

Vou deixar um artigo bem legal para você que fala sobre sete motivos para se investir em FIIs. Clique aqui para acessá-lo.

Ibovespa Mercados Ações
O Ibovespa nada mais é que uma carteira teórica de ativos mais negociados na bolsa (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

ETFs (Exchange Traded Funds)

Eu não sei se você sabe, mas ETF (Exchange Traded Funds) são fundos que replicam algum índice, ou seja, o dinheiro que você aplicar nesse fundo, será investido de acordo com o objetivo, que é refletir o mesmo desempenho do índice de referência, por exemplo, o Ibovespa.

Se você quer saber as vantagens de investir em ETFs, leia esse artigo aqui!

O Ibovespa nada mais é que uma carteira teórica de ativos mais negociados na bolsa. Em março ele caiu absurdamente e, apesar dele já ter se recuperado um pouco desde a grande queda, ainda há oportunidade.

O desempenho do Ibovespa, como eu disse, é medido pela valorização ou desvalorização de ativos que o compõem e, ainda há empresas se recuperando, portanto, é uma oportunidade.

Conclusão

Como falado, ainda há oportunidades para você, mas antes de investir, identifique qual é o seu perfil, ok? Pois alocar os seus recursos em algum investimento que não condiz com o seu perfil, pode te fazer tomar decisões ruins ou te causar estresse.

Outro ponto importante é você conhecer alguma coisa sobre o tipo de investimento que você vai alocar o seu dinheiro, pois isso te dará maior segurança. Nós temos vários artigos e vídeos que podem te ajudar. Queremos que você tome boas decisões, sempre!

É interessante, também, que entre no site do RI das empresas. É só digitar no seu buscador “RI da empresa X” e vai aparecer logo em seguida. Analise os resultados, veja quais são as perspectivas dela, etc. Para os fundos, leia a carta dos gestores, seus resultados, perspectivas, etc.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar