Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quais são as taxas dos fundos de investimento?

Opinião - 04/11/2018 - 9:39

Por Yubb

Os fundos de investimento são ótimas opções para investir o dinheiro. Diferente da maioria em renda fixa, os fundos cobram taxas para aplicar o seu dinheiro. Mas quais são essas taxas dos fundos? Será que elas são justas?

Em um fundo, o investidor é chamado de cotista. É como se fosse um condomínio e cada investidor tem as suas cotas. O dinheiro desses cotistas é investido de acordo com o mandato daquele fundo e algumas taxas são cobradas.

Essa taxas dos fundos são cobradas para remunerar o gestor daquele fundo – as quantias são direcionadas para compensar o trabalho da equipe que trabalha para aumentar a rentabilidade dos cotistas.

A principal é a taxa de administração, que é um percentual cobrado mensalmente acima do valor aplicado. Essa taxa remunera os custos básicos do gestor e de toda a sua equipe. A segunda taxa mais relevante é a taxa de performance, que só existe caso o fundo tenha rentabilidade superior a determinado índice (CDI, por exemplo). A terceira é a taxa de custódia, que remunera a empresa custodiantede, ou seja, quem “guarda” os investimentos do fundo.

Mas como saber se essas taxas são justas? O Yubb esteve na Guide Investimentos, uma corretora muito tradicional no mercado, com Leonardo Uram, analista de investimentos, para ele te contar tudo sobre as taxas dos fundos. Confira:

Leia mais sobre: Finanças Pessoais, Opinião, Yubb