Opinião

Quais são as taxas dos fundos de investimento?

04 nov 2018, 9:39 - atualizado em 02 nov 2018, 20:43

Por Yubb

Os fundos de investimento são ótimas opções para investir o dinheiro. Diferente da maioria em renda fixa, os fundos cobram taxas para aplicar o seu dinheiro. Mas quais são essas taxas dos fundos? Será que elas são justas?

Em um fundo, o investidor é chamado de cotista. É como se fosse um condomínio e cada investidor tem as suas cotas. O dinheiro desses cotistas é investido de acordo com o mandato daquele fundo e algumas taxas são cobradas.

Essa taxas dos fundos são cobradas para remunerar o gestor daquele fundo – as quantias são direcionadas para compensar o trabalho da equipe que trabalha para aumentar a rentabilidade dos cotistas.

A principal é a taxa de administração, que é um percentual cobrado mensalmente acima do valor aplicado. Essa taxa remunera os custos básicos do gestor e de toda a sua equipe. A segunda taxa mais relevante é a taxa de performance, que só existe caso o fundo tenha rentabilidade superior a determinado índice (CDI, por exemplo). A terceira é a taxa de custódia, que remunera a empresa custodiantede, ou seja, quem “guarda” os investimentos do fundo.

Mas como saber se essas taxas são justas? O Yubb esteve na Guide Investimentos, uma corretora muito tradicional no mercado, com Leonardo Uram, analista de investimentos, para ele te contar tudo sobre as taxas dos fundos. Confira:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
opiniao@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar