Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Quais os países mais corruptos do mundo?

Gustavo Kahil - 21/02/2018 - 23:33

Uma pesquisa global apresentada pela ONG Transparência Internacional nesta quarta-feira (21) revela que a maioria dos países, entre os 180 avaliados, fez pouco ou nenhum progresso para enfrentar a corrupção.

Gostou desta notícia? Receba nosso conteúdo gratuito

O Índice de Percepção da Corrupção pontua os países pela visão de especialistas e empresários usando uma escala de zero (altamente corrupto) a 100 (muito limpo).

Este ano, o índice descobriu que mais de dois terços dos países classificam abaixo de 50, com uma pontuação média de 43. “Infelizmente, em comparação com os últimos anos, este mau desempenho não é nada novo”, revela a análise.

Brasil

O desempenho do Brasil piorou em 2017. Na posição 96, o país recebeu 37 pontos contra 40 pontos vistos em 2016. Países como Timor-Leste, Argentina, China, Cuba e Ruanda têm avaliações mais positivas.

A ONG ressalta, contudo, que as investigações de vários casos de corrupção muito importantes continuam a progredir na América Latina.

“Por exemplo, o caso da Odebrecht resultou em sanções para empresários e figuras políticas nos mais altos níveis no Brasil, no Equador e no Peru por causa de seu envolvimento com suborno e financiamento ilegal em troca de contratos públicos”, mostra a análise.