AgroTimes

Quais alimentos devem ficar mais caros em 2024, ‘ano do El Niño’?

27 dez 2023, 16:26 - atualizado em 27 dez 2023, 16:26
alimentos el niño
O Brasil já vem sofrendo com elevadas temperaturas e ondas de calor, que resultam em perdas e problemas na produção de alimentos (Imagem: Unsplash/ Raul Gonzalez Escobar)

Na semana passada, você conferiu aqui no Agro Times, com base em dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a variação dos principais produtos e alimentos consumidos pelos brasileiros no primeiro ano do Governo Lula.

Entre as maiores altas no acumulado de 2023, estão:

  • Hortaliças e verduras: 21,30%
  • Azeite de oliva: 33,23%
  • Alface: 27,02%
  • Arroz: 17,70%
  • Cereais, leguminosas e oleaginosas: 8,48%
  • Hortaliças e verduras: 21,30%

Para Leandro Gilio, professor e pesquisador especializado em agronegócio no Centro de Agronegócio Global do Insper, o Brasil tem sofrido com um desequilíbrio climático e ondas de calor, provocados na sua maioria pelo El Niño.

“Já se prevê uma safra no geral menor para o próximo ano, o que tende a elevar preços. Alimentos importantes para o consumidor final, como hortícolas, frutas e grãos, devem ser impactados, e isso certamente pressionará a inflação no próximo ano”, explica.

Ainda na última semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou sua preocupação com o El Niño e possíveis impactos do fenômeno climático na inflação de alimentos.

O fenômeno climático deve perdurar até o fim de abril, mas pode se estender até junho.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar