Internacional

Putin vai sozinho à missa do Natal ortodoxo no Kremlin

06 jan 2023, 20:19 - atualizado em 06 jan 2023, 20:19
Putin
A agência de notícias russa RIA disse que foi a primeira vez em anos que Putin comemorou o Natal em Moscou e não na região em torno da capital (Imagem: Sputnik/Mikhail Metzel/Pool via REUTERS)

O presidente russo, Vladimir Putin, foi sozinho à missa do Natal da Igreja Ortodoxa no sábado (horário local), dentro de uma catedral no Kremlin, em vez de se juntar a outros fiéis em uma comemoração pública.

A agência de notícias russa RIA disse que foi a primeira vez em anos que Putin comemorou o Natal em Moscou e não na região em torno da capital.

A televisão estatal mostrou dois vídeos ao vivo de Putin dentro da dourada Catedral da Anunciação, enquanto padres ortodoxos conduziam a missa da meia-noite, conhecida como Divina Liturgia.

Os cristãos ortodoxos comemoram o Natal em 6 e 7 de janeiro.

Putin, vestindo um suéter branco de gola alta, era o único fiel e fez o sinal da cruz várias vezes antes da cobertura da televisão cortar para um serviço público na Catedral Cristo o Salvador, em Moscou.

Putin, que comemorou a Páscoa ano passado na catedral com outras milhares de pessoas, também celebrou o Natal sozinho ano passado em sua residência oficial em Novo-Ogaryovo, nos arredores de Moscou. Em 2021, ele participou uma Liturgia Divina pública em Novgorod.

reuters@moneytimes.com.br