Putin envia cartas a Trump e Bolsonaro: veja teor
Diante da constatação cada vez mais constante de que relações bilaterais conturbadas acabam se tornando um jogo em que ambas as partes perdem, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou em carta anual ao presidente dos EUA, Donald Trump, que os países possuem “uma agenda muito ampla e vasta” para negociação, conforme comunicado do Kremlin.
Para o futuro presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, o presidente russo declarou que as relações entre os países estão “se desenvolvendo rapidamente”, com colaborações nas áreas de comércio, economia, energia e cultura.
Putin também afirmou que buscará colaborar com o Brasil internacionalmente, o que inclui o encontro dos BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China), que será sediado em território nacional em 2019 e será presidido pelo País.
Luta contra terrorismo
Em carta separada para o presidente da Síria Bashar al-Assad, Putin prometeu a continuação da ajuda ao governo sírio e na “luta contra o terrorismo”.
Além dos dois presidentes, Thereza May, chanceler do Reino Unido, Shinzo Abe, presidente do Japão, e Xi Jiaping, presidente chinês, receberam congratulações do governo russo.