Putin e Xi Jinping devem discutir Ucrânia e Taiwan
Xi Jinping e Vladimir Putin se reúnem nesta quinta-feira em uma antiga cidade uzbeque da Rota da Seda para discutir a guerra na Ucrânia, as tensões sobre Taiwan e o aprofundamento da parceria entre China e Rússia.
Em sua primeira viagem para fora da China desde o início da pandemia de Covid-19, Xi chegou à Ásia Central na quarta-feira, apenas um mês antes de o Partido Comunista consolidar seu lugar como o líder chinês mais poderoso desde Mao Zedong.
Xi e Putin devem se encontrar em Samarcanda na tarde de quinta-feira, de acordo com um cronograma distribuído pela delegação russa à mídia.
“Os presidentes vão discutir tanto a agenda bilateral quanto os principais tópicos regionais e internacionais”, disse o assessor de política externa de Putin, Yuri Ushakov, a repórteres em Moscou na terça-feira.
Ushakov afirmou que os líderes discutirão Ucrânia e Taiwan na reunião que, segundo ele, terá “significado especial” dada a situação geopolítica.
A última vez que Xi e Putin se encontraram pessoalmente, poucas semanas antes de a Rússia invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro, eles declararam uma parceria “sem limites” e assinaram uma promessa de colaborar mais contra o Ocidente.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!