Rússia

Putin diz que Rússia não é culpada por crise energética da UE

16 set 2022, 15:20 - atualizado em 16 set 2022, 15:20
Vladimir Putin
Discursando na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, no Uzbequistão, Putin também culpou o que chamou de “agenda verde” pela crise de energia e insistiu que a Rússia cumprirá suas obrigações energéticas (Imagem: REUTERS/Maxim Shemetov)

O presidente russo, Vladimir Putin, negou nesta sexta-feira que seu país tenha responsabilidade na crise de energia na Europa e disse que, se os países da União Europeia quiserem mais gás, devem pedir à Ucrânia que abra gasodutos e eliminem as sanções que impedem a abertura do gasoduto Nord Stream 2, no Mar Báltico.

Discursando na cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, no Uzbequistão, Putin também culpou o que chamou de “agenda verde” pela crise de energia e insistiu que a Rússia cumprirá suas obrigações energéticas.

A Rússia cortou o fornecimento de gás para a Bulgária e a Polônia porque os dois países se recusaram a pagar em rublos em vez da moeda do contrato. Moscou também fechou o gasoduto Nord Stream 1, que leva gás para a Alemanha e outros clientes europeus, argumentando que as sanções ocidentais estão impedindo reparos vitais.

Os clientes ocidentais rejeitam essa justificativa como um pretexto falso para retaliação econômica contra países que impuseram sanções à Rússia.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

reuters@moneytimes.com.br