Putin diz que Rússia exportará 30 mi t de grãos em 2022 e pode aumentar para 50 milhões
O presidente Vladimir Putin disse na sexta-feira que a Rússia exportaria 30 milhões de toneladas de grãos até o final do ano e estava pronta para aumentar esse volume para 50 milhões de toneladas.
Ele não deu detalhes, mas o Ministério da Agricultura disse há uma semana que a Rússia estava pronta para exportar até 30 milhões de toneladas de grãos no segundo semestre de 2022.
Em comentários televisionados para uma reunião online de seu Conselho de Segurança, Putin reiterou as queixas expressas na quarta-feira de que a Rússia e os países mais pobres foram prejudicados pelo acordo de escoamento de grãos ucranianos, que expirará em novembro, a menos que as partes concordem em estendê-lo.
Um porta-voz da ONU para a Iniciativa de Grãos do Mar Negro disse na quarta-feira que 30% dos alimentos que deixaram a Ucrânia foram para países de baixa e média renda. Mas as Nações Unidas também disseram que o acordo de exportação é uma operação comercial –não humanitária–, guiada pelo mercado.
O Kremlin disse esperar que Putin e o presidente turco Tayyip Erdogan, que também criticou o acordo, discutam a questão quando se encontrarem no Uzbequistão na próxima semana.
O Ministério da Agricultura da Rússia disse em 5 de agosto que a Rússia, o maior exportador mundial de trigo, deve exportar 50 milhões de toneladas de grãos na nova temporada, que vai de julho a junho de 2023, desde que sua colheita atinja a meta de 130 milhões de toneladas, anunciada por Putin em maio.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!