Política

Putin diz a Xi que Rússia valoriza “posição equilibrada” da China sobre Ucrânia

15 set 2022, 8:46 - atualizado em 15 set 2022, 9:34
Vladimri Putin e Xi Jinping
Putin apoiou explicitamente a China em relação a Taiwan (Imagem: Sputnik/Aleksey Druzhinin/Kremlin via REUTERS)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, elogiou nesta quinta-feira o líder chinês, Xi Jinping, por sua posição “equilibrada” sobre o conflito na Ucrânia e repreendeu os Estados Unidos pelo que o chefe do Kremlin disse serem provocações sobre Taiwan.

Xi, em sua primeira viagem fora da China desde o início da pandemia de Covid-19, encontrou Putin na antiga cidade uzbeque da Rota da Seda de Samarcanda, onde participarão de uma cúpula da Organização para Cooperação de Xangai (SCO).

Na primeira reunião presencial deles desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, Putin elogiou Xi por sua posição sobre a guerra na Ucrânia, mas também disse que entende que Pequim tem “questões e preocupação” com o conflito.

A China se absteve de condenar a operação da Rússia contra a Ucrânia ou chamá-la de “invasão”, em linha com o Kremlin, que classifica a guerra como “uma operação militar especial”.

“Valorizamos muito a posição equilibrada de nossos amigos chineses quando se trata da crise da Ucrânia”, disse Putin. “Entendemos suas questões e preocupação com isso.”

O líder chinês afirmou que a China trabalhará com a Rússia para implantar “estabilidade e energia positiva em um mundo caótico”.

Putin apoiou explicitamente a China em relação a Taiwan.

A China realizou exercícios militares em torno de Taiwan depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitou a ilha no mês passado. O governo de Taiwan rejeita veementemente as reivindicações de soberania da China.

“Pretendemos aderir firmemente ao princípio de ‘uma só China'”, disse Putin. “Condenamos as provocações dos Estados Unidos e seus satélites no Estreito de Taiwan”.

A última vez em que Xi e Putin tinham se encontrado pessoalmente, poucas semanas antes de a Rússia invadir a Ucrânia em 24 de fevereiro, eles declararam uma parceria “sem limites” e assinaram uma promessa de colaborar mais contra o Ocidente.

(Atualizada às 09:34)

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar