Putin coloca história aprovada pelo Kremlin como prioridade para escolas russas
O presidente russo, Vladimir Putin, enfatizou nesta quinta-feira a importância de ensinar uma versão da História aprovada pelo Kremlin, e disse que muitas crianças no leste da Ucrânia não sabiam que a Ucrânia e a Rússia já fizeram parte do mesmo país.
Putin encontrou alunos escolhidos de todo o território russo em uma sala de aula em Kaliningrado para a aula “Falando sobre o que é importante”, que inicia o ano letivo em todo o país, e reafirmou sua declaração de que foi forçado a enviar tropas para defender a população que fala russo no leste da Ucrânia.
Em uma sessão de perguntas e respostas que durou uma hora, Putin disse que ficou chocado ao descobrir que crianças no leste da Ucrânia não sabiam que seu país fazia parte da União Soviética com a Rússia, e que corrigir esse ponto é uma tarefa vital.
Putin chamou a onda de protestos que forçou o presidente pró-Rússia da Ucrânia a deixar o cargo em 2014 de “golpe”.
“Todo mundo pensa que algum tipo de agressão está vindo do lado russo hoje”, disse Putin, em uma sessão televisionada que beirava o constrangimento enquanto uma série de crianças pedia para apertar sua mão.
“Mas ninguém entende, ninguém sabe que, depois do golpe de 2014, os moradores de Donetsk, grande parte de Luhansk e da Crimeia não quiseram reconhecer o golpe”, disse Putin. “Uma guerra foi iniciada contra eles – e foi travada por oito anos.”
Kiev e seus aliados descartam a ideia de que os ucranianos que falam russo tenham sido perseguidos como um pretexto infundado para que Moscou tente tomar mais partes da Ucrânia e derrubar o presidente Volodymyr Zelenskiy.
Siga o Money Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!