Putin acompanha simulação de ataque nuclear ‘retaliatório’; veja vídeo
Vladimir Putin acompanhou por vídeo um exercício militar que visa simular um ataque nuclear russo através de mísseis balísticos e de cruzeiro. A notícia foi repercutida originalmente pela Associated Press.
Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, a simulação divulgada nesta quarta-feira (25) visa a prática de “um grande ataque nuclear com forças ofensivas estratégicas”, na eventualidade de a Rússia ser atingida por um primeiro ataque inimigo.
Embora exercícios como esse sejam comuns, este é o primeiro que ocorre após a Rússia indicar que pode deixar o tratado que proíbe testes nucleares (CTBT, na sigla em inglês), em um contexto de acirramento com a Otan.
A Rússia vê motivos para a sua retirada do tratado em razão da não ratificação do tratado pelos Estados Unidos, embora Washington seja signatário. “A Rússia esperou por 23 anos para que ‘algo mudasse em Washington’ em termos de ratificação”, disse um alto membro da cúpula do ministério de Relações Exteriores da Rússia.
Os Estados Unidos, porém, não são o único país a confirmar a assinatura do tratado. China, Paquistão, Índia, Coreia do Norte, Israel, Irã e Egito também não ratificaram suas posições, o que impede o tratado de tomar efetividade.
Confira abaixo o vídeo da simulação, compartilhado pela Folha de S. Paulo: