Eleições 2018

PT formaliza candidatura de Haddad; Definidos os candidatos à presidência

11 set 2018, 15:14 - atualizado em 11 set 2018, 15:14

Por Investing.com – O PT confirmou a substituição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por Fernando Haddad, como candidato à presidência da República. O ex-presidente havia dado o aval para a troca, colocando fim na tentativa de seguir com o forte nome do petista.

Lula teve sua inscrição rejeitada no final de agosto pelo TSE por não cumprir os requisitos mínimos da Lei da Ficha Limpa, após ser condenado em segunda instância pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do apartamento do Guarujá. O ex-presidente cumpre pena preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR).

Com a autorização, o PT informou o que há muito tempo já se dava como certo na corrida eleitoral: o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad assume a cabeça da chapa e terá a deputada federal Manuela D’Ávila como candidata à vice-presidente.

O partido tentou esticar a corda ao limite recorrendo ao STF para ganhar mais tempo para realizar a troca, mas o pedido foi negado. A ideia era manter por mais tempo o nome de Lula e, assim, manter a base unida para transferir os votos na reta final da campanha. A troca hoje ocorre no prazo final dado pelo TSE.

O anúncio da troca ocorreu após leitura de carta de Lula informando que Haddad seria o melhor nome para substitui-lo.

A troca encerra o rumor que ganhou força nos últimos dias de que o PT poderia ficar sem chapa própria e focar os recursos nas eleições de parlamentares. Essa estratégia teria potencial de consolidar os votos da esquerda, favorecendo nomes como o do Ciro Gomes.

Fernando Haddad aparece com 9% das intenções de voto em pesquisa realizada pelo Datafolha, contra 4% no último levantamento. Sua rejeição é de 22%.

Com a definição do PT, são 13 os candidatos a presidência: Jair Bolsonaro (PSL), Ciro Gomes (PDT), Marina Silva (Rede), Geraldo Alckmin (PSDB), Fernando Haddad (PT), Álvaro Dias (Podemos), Henrique Meirelles (MDB), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), Cabo Daciolo (Patriotas), Vera Lúcia (PSTU), JOão Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC).

Ontem, o Datafolha mostrou que Jair Bolsonaro segue na liderança da pesquisa estimulada com 24% dos votos. Na sequência, quatro candidatos aparecem empatados na margem de erro: Ciro Gomes com 13%. Marina Silva (11%), Geraldo Alckmin (10%) e Fernando Haddad (9%). Nos cenários de 2o turno, Bolsonaro perde numericamente para todos os concorrentes.

A pesquisa foi contratada pela Folha de S.Paulo e a TV Globo e registrada no TSE com o número BR 02376/2018. A margem de erro é de 2%, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi feito integralmente na segunda-feira e capturou o efeito inicial do ataque a Bolsonaro.

Alckmin aposta em crescimento de petista

O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, reconheceu nesta terça-feira que Fernando Haddad deve crescer nas pesquisas após entrar na disputa e vinculou seus demais adversários na corrida presidencial ao PT.

“Tudo é achômetro, mas é evidente que o candidato do PT deve crescer”, afirmou Alckmin ao ser questionado sobre o que muda com a entrada de Haddad na disputa durante sabatina promovida por Folha de S.Paulo, UOL e SBT nesta terça.

“Esse desequilíbrio todo de contas públicas, 13 milhões de desempregados, não começaram agora. Isso começou lá em 2014, do PT e dos adoradores do Lula”, disse o ex-governador de São Paulo.

Segundo o jornal, Haddad já deve aparecer no horário eleitoral desta noite como candidato à presidência.

Com Reuters.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
investing@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar