PT busca cargos no comando da Petrobras (PETR4) e indica assessor de deputada
O PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, intensificou as articulações para ocupar cargos de comando na Petrobras (PETR4). O primeiro alvo é a presidência da Petrobras Biocombustíveis (PBio), subsidiária da estatal focada em energia renovável.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o PT tenta emplacar João Silveira, chefe de gabinete da deputada estadual Leninha (PT-MG) para a presidência da PBio, substituindo o atual ocupante da cadeira, Rodrigo Leão. Segundo o jornal, a indicação satisfaz uma demanda do PT mineiro, e conta com o aval da tesoureira do partido, Gleide Andrade.
- É hora de dar tchau para a Petrobras (PETR4)? Clique aqui e veja qual é a recomendação para as ações da petroleira pós-resultado no Giro do Mercado de hoje (04). Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.
Petrobras (PETR4) se rendeu ao mercado, acusa PT
O Estadão acrescenta que o principal argumento da legenda para ocupar postos de comando na Petrobras é que a empresa foi “cooptada pelos interesses do mercado”. Os petistas acusam o próprio presidente da petroleira, Jean-Paul Prates, de se render ao mercado, fato que o levaria a ser mal avaliado por Lula.
O Estadão ressalta que a substituição de Leão por Silveira na PBio ainda não está decidida. De um lado, o PT mineiro mostra otimismo. De outro, não se sabe se a Petrobras atenderá à demanda.
De qualquer modo, ainda de acordo com o jornal, o movimento não passou despercebido pela oposição, que o utiliza para relembrar o bilionário esquema de corrupção envolvendo a empresa, desvendado pela Operação Lava Jato. Entre os que cornetaram a investida, está o senador Ciro Nogueira (PP-PI), ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro.