PSDB declara apoio à reforma da Previdência, mas não fecha questão
Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini
Após decisão consensual dos membros da Comissão Executiva Nacional, reunidos na manhã desta quarta-feira, o PSDB orientará que deputados federais tucanos votem a favor da Reforma da Previdência. A informação é do site do partido, que segue dividido entre os que defendem a permanência no governo de Michel Temer e os que pedem a saída imediata dos ministros. O partido evitou, porém, fechar questão sobre o tema, o que obrigaria os parlamentares a votar a favor da reforma, sob risco de punições. “O fechamento de questão formal sobre o tema, que poderia refletir em sanções aos parlamentares que não seguissem o posicionamento do partido, não foi abordado durante o encontro”, diz o site do partido.
Sem fechar questão, os tucanos seguem tentando mostrar independência em relação ao governo Temer, apesar do movimento de desembarque iniciado semana passada com a saída do ministro das Cidades, Bruno Araújo Ele foi substituído por Alexandre Baldi, sem partido, de Goiás, que tomou posse hoje. Durante o dia, circularam boatos de que outro ministro do PSDB, Antônio Imbassahy, secretário de Governo, também seria substituído hoje, pelo deputado Carlos Marun (PMDB-MS), o que foi desmentido pelo governo. A reforma ministerial deve prosseguir gradualmente, já que muitos ministros temem perder o foro privilegiado que os cargos garantem.
O presidente interino do PSDB, Alberto Goldman explicou que a decisão de “fechar questão” pode ser tomada posteriormente, “em momento adequado”. No entanto, segundo a assessoria do partido, Goldman é enfático ao lembrar que haverá um trabalho intenso no sentido de orientar os parlamentares tucanos a votarem a favor da proposta. “O PSDB é a favor e apoia a proposta”, afirma.
Com o indicativo de que o governo pode enviar novo texto sobre a reforma, recuando em alguns pontos, Goldman reiterou que, não havendo conflitos com o que já havia sido aprovado por maioria dos parlamentares da sigla que integram a Comissão Especial da Câmara, o PSDB continuará se comprometendo com a aprovação da proposta.
Abaixo, a íntegra da nota do PSDB:
PSDB reafirma seus compromissos
Considerando que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que discutiu o projeto da Reforma da Previdência aprovou substitutivo com os votos do PSDB, com algumas ressalvas;
Considerando que o substitutivo aprovado representa um avanço na redução das desigualdades e na eliminação dos privilégios do Sistema de Previdência Social;
Considerando que o novo texto que será apresentado pelo Governo pode significar um recuo com relação ao aprovado, porém sem conflitar com o mesmo;
A Executiva Nacional do PSDB recomenda que o partido continue sua luta para que, no Plenário, o substitutivo da Comissão Especial seja referendado e reafirma os compromissos do partido com as reformas necessárias para garantir o desenvolvimento do País.
Alberto Goldman – Presidente interino do PSDB