PSB quer participação mais ativa de Joaquim Barbosa no partido
Investing.com – Recém filiado ao PSB, o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, é uma das apostas do partido para lançar candidato próprio à Presidência da República. No entanto, diretores e governadores da legenda querem uma maior participação de Barbosa, sendo na interação com outros membros fundamental para demonstrar o desejo em disputar o cargo.
Para se filiar ao PSB, Barbosa manteve conversas com poucas lideranças do PSB, como o presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e poucos outros nomes de destaque, como o deputado Júlio Delgado (MG).
Nos próximos dias, a agenda do ex-ministro deve ser movimentada neste sentido. Ele já recebeu convite do governador de Pernambuco, Paulo Câmara, para ir ao Recife para conhecer o governo e conversar com integrantes do PSB no Estado.
O governador da Paraíba, também do PSB, é outro que quer maior entrosamento com Barbosa. “Se ele almeja ser candidato a algum cargo, creio que ele vai discutir com o partido, vai se expor. Só vi até agora a imprensa falar por ele”, disse ele ao Estadão/Broadcast.
Delgado admite essa necessidade de entrosamento, mas acredita que o primeiro passo foi dado com a filiação. O segundo momento, de acordo com o dirigente, é a costura interna com as bancadas e a direção para consolidar.
Integrantes do PSB dizem ter em mãos pesquisas de intenção de voto que apontam a possibilidade de Barbosa chegar ao segundo turno. Nacionalmente conhecido após ser o relator do processo do mensalão no STF, os levantamentos mostrariam que o ex-ministro pode tirar votos do deputado Jair Bolsonaro (RJ), presidenciável pelo PSL e herdar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso e condenado pela Lava Jato.