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Próximos meses serão decisivos para Mosaico, avalia Itaú BBA

25 ago 2021, 18:16 - atualizado em 25 ago 2021, 18:16
Buscapé, Mosaico
Na opinião dos analistas, o ponto de inflexão na atual tendência de baixa da Mosaico é altamente dependente dos resultados das soluções de cashback (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Os próximos dois meses serão decisivos para a Mosaico (MOSI3), disse o Itaú BBA. Esse é o período para saber se a iniciativa de cashback da companhia vingará ou não.

Na opinião dos analistas, a probabilidade de um ponto de inflexão na atual tendência de baixa da Mosaico é altamente dependente dos resultados das soluções de cashback.

“A Mosaico tem enfrentado um cenário desafiador, com as empresas de cashback e cupons de desconto oferecendo ao consumidor maneiras de salvar dinheiro ao comprar online”, comentaram.

A equipe de análise de Bancos e Serviços Financeiros do Itaú BBA reconheceu que a Mosaico tem planos de revidar contra a crescente competição por meio da sua expansão para cashback, cupons, conteúdo editorial, entre outros serviços. Mas executar essa estratégia não é simples.

“O cashback da empresa, por exemplo, foi inicialmente implementado com funcionalidades limitadas em maio de 2021 e está longe de ser uma solução completa”, disse o Itaú BBA.

Limitar a iniciativa de cashback a apenas uma porção dos parceiros foi uma jogada arriscada. A companhia está ficando para trás, e a queda das ações reflete o sentimento do mercado em relação ao nome.

“No dia do nosso início de cobertura (16 de março de 2021, antes da companhia anunciar os resultados do quarto trimestre de 2020), a ação era negociada a R$ 27 por ação. Desde então, a companhia entregou três conjuntos de resultados trimestrais com GMV [volume bruto de mercadorias] e receitas líquidas consistentemente abaixo das expectativas (nossas e do mercado), refletindo no preço da ação”, destacaram os analistas.

Para o Itaú BBA, a cotação foi afetada pelas crescentes preocupações envolvendo o crescimento do core business da dona das plataformas de comparação de preço Zoom e Buscapé, uma vez que as empresas rivais vêm ganhando espaço ao longo dos últimos trimestres.

Além disso, as ferramentas de comparação de preço estão ficando para trás. Pouco a pouco, as plataformas de cashback, cupons de desconto e social commerce ganham mais relevância.

Por ora, o Itaú BBA decidiu adotar uma postura mais cautelosa – inclusive para as iniciativas de cashback da Mosaico. A instituição rebaixou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para market perform (desempenho esperado em linha com a média do mercado) e estipulou um novo preço-alvo de R$ 13 para 2022 (ante R$ 39 para 2021).

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