Internacional

Próximo passo de política monetária do BCE deve ser “ordenado e previsível”, diz Villeroy

31 ago 2022, 13:56 - atualizado em 31 ago 2022, 13:56
Presidente do banco central francês e membro do BCE, François Villeroy de Galhau
Villeroy disse que o aumento da inflação, inicialmente impulsionado pela disparada dos preços da energia, estava se espalhando para a economia em geral (Imagem: REUTERS/Benoit Tessier)

O movimento do Banco Central Europeu sobre as taxas de juros na próxima semana deve ser “ordenado e previsível”, disse o presidente do banco central francês e membro do BCE François Villeroy de Galhau nesta quarta-feira.

Com a inflação da zona do euro em níveis recordes, as autoridades temem cada vez mais que mesmo as expectativas de alta dos preços de longo prazo possam ultrapassar a meta de 2% do BCE.

Isso deixa a escolha para sua próxima reunião de política monetária, na semana que vem, em grande parte dividida entre aumentos de juro de 50 e 75 pontos-base, depois que o BCE elevou sua taxa de depósito em 50 pontos, para zero, no mês passado, na primeira alta em mais de uma década.

“Depois de um primeiro aumento de juros em julho, tomaremos uma decisão sobre o próximo passo na próxima semana. Devemos fazê-lo com determinação, mas (também) de maneira ordenada e previsível”, disse Villeroy em entrevista ao jornal regional francês Ouest France.

Villeroy disse que o aumento da inflação, inicialmente impulsionado pela disparada dos preços da energia, estava se espalhando para a economia em geral e alimentando os custos de serviços, embora não haja sinais de uma espiral preços-salários no momento.

Apesar do atual choque nos preços de energia, Villeroy disse que uma recessão na Europa é improvável para 2022, mas que nada pode ser descartado para o próximo ano.

Ele acrescentou que a economia francesa crescerá pelo menos tão rápido quanto os 2,3% que o banco central previu em junho deste ano, mas sofrerá uma forte desaceleração em 2023, embora provavelmente não chegue a uma recessão.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar