Próxima meta é acabar com IPI via reforma tributária, diz Alckmin
O ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou que a próxima meta do governo é acabar com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) por meio de uma reforma tributária.
Alckmin participou mais cedo de uma reunião com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva.
“Tinha a possibilidade de ser cancelada a redução de 35% do IPI, e conseguimos que isso não fosse incorporado. A próxima meta é acabar com IPI, e acabar com IPI é pela reforma tributária”, disse o ministro e também vice-presidente durante o encontro.
A fala se refere ao fato de que o imposto não foi incluído na lista de medidas fiscais apresentadas na semana passada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Reformas trabalhistas e previdenciárias
Alckmin também aproveitou para negar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende revogar as reformas trabalhista e previdenciária já aprovadas no Congresso Nacional.
Ele defendeu que, após essas duas mudanças, o objetivo do atual governo é realizar uma reforma tributária.
“Foi feita a reforma trabalhista, o presidente Lula tem colocado, não vai revogar nem trabalhista, nem previdenciária, o que você pode é aprimorar, até porque o mundo é rápido, é dinâmico”, disse Alckmin durante a reunião.
*Com Reuters e Estadão