CryptoTimes

Protocolo Compound suspende uso de quatro tokens como ativos para empréstimos

25 out 2022, 13:30 - atualizado em 25 out 2022, 13:30
Compound Finance
A proposta de Compound Finance foi aprovada pela maioria massiva dos membros de governança. (Imagem: Crypto Times)

Protocolo de empréstimos descentralizados, Compound Finance (COMP) está suspendendo o uso de quatro tokens como garantia de empréstimos na plataforma. Isso significa que o protocolo não permitirá que usuários façam depósitos nesses ativos, nem tomem empréstimos com eles, para proteger o protocolo de ataques de manipulação de mercado.

Membros de governança de Compound aprovaram ontem (24) a proposta 131, que solicitava a interrupção dos ativos com baixa liquidez de serem usados como garantia em empréstimos.

Os tokens são 0x (ZRX), basic attention token (BAT), maker (MKR) e yearn finance (YFI). Os membros aprovaram a proposta, que obteve 554.126 votos a favor, representando 99,99% dos votos. Somente um participante votou contra a proposta.

Os quatro ativos apresentam perfis de liquidez desfavoráveis, afirma a proposta. Os preços dos ativos com baixa liquidez podem ser facilmente manipulados.

A proposta foi feita após Mango Markets, popular mercado de empréstimos em Solana (SOL), ter sofrido uma manipulação de preço de US$ 114 milhões no início deste mês.

O fundador de Compound, Robert Leshner, que votou a favor da proposta 131, disse no podcast Unchained que protocolos de empréstimos deveriam revisar os parâmetros de risco, em resposta ao ataque a Mango Markets.

Leshner acrescentou que o ocorrido serviu de alerta para protocolos de empréstimos, incluindo Compound Finance. Uma revisão externa do código de base de Compound Finance revelou que certos tokens usados no protocolo poderiam ser facilmente manipulados para roubar fundos.

“Cada protocolo tem de abordar os parâmetros de risco, assumindo que algum hacker tentará realizar um ataque. É um grande alerta para cada projeto de finanças descentralizadas (DeFi) em cada blockchain receba isso como um aviso”, disse Leshner, referindo-se ao ataque a Mango Markets.

Discussão vai além de Compound

Uma discussão semelhante está acontecendo entre membros de governança de Aave – o maior protocolo de empréstimos desenvolvido na Ethereum.

Chaos Labs, empresa de gestão de risco cripto, sugeriu pausar imediatamente o uso de ren (REN) e 0X (ZRX) como garantia de empréstimos em Aave.

Aave ainda tem de propor uma votação para desabilitar esses ativos como garantia.

Siga o Crypto Times no Instagram!

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo cripto de forma simples e prática! Todo dia conteúdos recheados de imagens, vídeos e muita interação. Desde as principais notícias no Brasil e no mundo até as discussões do momento. Você terá acesso ao mundo das criptomoedas, finanças descentralizadas (DeFi), NFTs, Web 3.0 e muito mais. O universo cripto não tem idade, é para você! Conecte-se com o Crypto Times! Siga agora o nosso perfil no Instagram!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
theblock@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar