Protocolo Bitcoin lança nova versão do software; Taproot vem aí?
A versão 22.0 do Bitcoin Core, que se torna a segunda atualização implementada este ano, foi lançada ontem (13).
A nova atualização reforçou, em grande parte, as chamadas de procedimento remoto (RPCs, na sigla em inglês) — canais de comunicação que permitem que usuários interajam com a rede Bitcoin —, além de melhorias no sistema, arquivos e utilitários de desenvolvimento, carteiras, interfaces gráficas do utilizador (GUI) e na rede.
Bitcoin Core 22.0 was released!
It is available from https://t.co/WpMuMaejz1
Release mail: https://t.co/ZvZKXZ0iLD— Bitcoin Core Project (@bitcoincoreorg) September 13, 2021
Alterações significativas incluem a remoção de suporte à segunda versão do navegador anônimo Tor, favorecendo sua terceira versão, bem como permitindo o uso de signatários externos, como carteiras de hardware.
A 22ª versão do Bitcoin Core não terá compatibilidade com versões anteriores à 10.14 do macOS, mas será compatível com Linux kernel e Windows 7.
Essa é a atualização mais recente e a segunda do ano — a primeira havia sido implementada em 14 de janeiro. 128 pessoas foram creditadas por ajudar no desenvolvimento da versão mais recente.
De acordo com o Decrypt, essa é a primeira grande atualização que irá apresentar a futura atualização de protocolo Taproot, prevista para novembro.
TapRoot visa expandir a flexibilidade de contratos autônomos enquanto aumenta a escalabilidade e a privacidade de usuários do protocolo Bitcoin.
A última grande atualização da rede foi SegWit (algo como “testemunha segregada” em português), em agosto de 2017, que removeu alguns dados de assinatura, permitindo que mineradores incluíssem mais transações em blocos.