Protocolo Aave anuncia novo recurso para empréstimos sem garantia
Após sugerir um sistema de Delegação de Crédito no último sábado (4), Stani Kulechov, CEO do protocolo Aave, fez o anúncio oficial nesta terça-feira (7) no Twitter, em que depositantes do Aave podem delegar suas linhas de crédito.
Um depositante pode fornecer ativos como tether (USDT) ao Aave assim como o fariam. Porém, em vez de realizar esses depósitos, delega seu crédito a um mutuário. Isso permite que um mutuário pegue empréstimos no Aave sem ter que fornecer garantia.
O acordo de empréstimo sem garantia é negociado entre o delegante e o mutuário e é governado por acordos legais da OpenLaw, que asseguram a aplicabilidade do acordo.
Empréstimos sobregarantidos não são economicamente eficazes e empréstimo subgarantido tem sido uma das peças-chave que faltava no setor de empréstimos de finanças descentralizadas (DeFi).
Caso funcione, tem o potencial de escalar drasticamente o empréstimo em DeFi e poderia fomentar novos acordos de empréstimos, alavancando Aave como uma fonte global de capital.
Embora, à primeira vista, pareça que empréstimo subgarantido apresenta um risco sistêmico ao protocolo, nos bastidores, cada empréstimo subgarantido permanece sobregarantido pelo sistema. É o delegador do crédito que assume o risco de crédito para empréstimos subgarantidos que emitem.