Prorrogação de prazo para plano de reestruturação da Latam é tudo que a Azul precisa
A Latam informou na última quarta-feira (9) que busca prorrogar o prazo de entrega do seu plano de restruturação do final de junho para setembro.
A companhia pediu recuperação judicial nos Estados Unidos em maio do ano passado, afetada pelas medidas de isolamento social contra o coronavírus.
“Se esse período de exclusividade for estendido até 15 de setembro, Latam, credores e também a Azul (AZUL4) terão tempo adicional para trabalhar em um plano que, em nossa opinião, pode culminar na venda das operações domésticas da Latam Airlines Brasil para a Azul”, apontam os analistas Victor Mizusaki e Wellington Lourenço.
Além disso, os analistas também destacam que a decisão da Latam de sacar US$ 500 milhões do financiamento do devedor em posse sugere que a operação ainda está queimando caixa e sua situação de liquidez de caixa continuará a se deteriorar nos próximos meses.
Em abril de 2021, o Latam Airlines Group reportou uma queima de caixa mensal de US$ 126 milhões, com uma posição de liquidez de caixa de US$ 1,2 bilhão.
“Dito isso, com o passar do tempo, o poder de barganha favorecerá a Azul, uma vez que a posição de caixa da Latam provavelmente continuará caindo, mesmo assumindo pagamentos mínimos de arrendamento de aeronaves”, completam.