BusinessTimes

Proprietário da Red Bull, Dietrich Mateschitz morre aos 78 anos

23 out 2022, 16:33 - atualizado em 23 out 2022, 16:33
Fórmula 1 da Red Bull
Mateschitz também foi o fundador e proprietário da Red Bull Racing, a equipe de Fórmula 1 com sede em Milton Keynes, no Reino Unido (Imagem: Divulgação/ FIA)

Dietrich Mateschitz, o bilionário austríaco fundador e proprietário da empresa de bebidas energéticas Red Bull, morreu no sábado aos 78 anos após lutar contra um câncer.

A morte dele foi confirmada pela escuderia líder do campeonato de construtores da Fórmula 1.

O empresário nascido no Estado austríaco da Estíria construiu um império global em torno da bebida energética Red Bull e era considerado o homem mais rico da Áustria. A fortuna de Mateschitz é estimada em cerca de 25 bilhões de euros, o que o coloca em 51º lugar na lista da Forbes de pessoas mais ricas do mundo.

O bilionário foi considerado um gênio do marketing. Depois de se formar na University of World Trade em Viena, trabalhou como especialista em marketing para várias empresas na década de 1970.

Em uma de suas viagens de negócios à Ásia, ele conheceu o mercado de bebidas energéticas e estimulantes. Naquela época, essas bebidas ainda eram completamente desconhecidas na Europa e nos Estados Unidos. Em 1983, ele adquiriu a licença para uma dessas bebidas na Ásia. Um ano depois, junto com a família empreendedora tailandesa Yoovidhya, fundou a Red Bull GmbH, na qual detinha 49% de participação.

Após modificar a receita de uma bebida energética tailandesa e desenvolver um conceito de marketing, a Red Bull foi introduzida no mercado em 1987. A bebida borbulhante, gaseificada e doce, cujo sabor é descrito como semelhante ao de balinhas de goma, tornou-se a líder de mercado após uma entrada conturbada no mercado. O grupo alcançou um faturamento de 7,8 bilhões de euros em 2021 e vendeu 9,8 bilhões de latas Red Bull em todo o mundo.

A empresa com sede em Fuschl am See, em Salzburgo, também é conhecida por sua publicidade criativa com o slogan mundialmente famoso “Red Bull te dá asas”. Um marco importante para Mateschitz foi a entrada da companhia no mercado norte-americano no final da década de 1990.

O empresário prestou muita atenção na imagem da bebida. Ele associou a marca Red Bull a esportes de aventura como surf, mountain bike e saltos de penhascos e envolveu a empresa como patrocinadora em muitos deles.

Mateschitz também foi o fundador e proprietário da Red Bull Racing, a equipe de Fórmula 1 com sede em Milton Keynes, no Reino Unido. Ele também assumiu o clube de futebol SV Austria Salzburg, agora conhecido como “Red Bull Salzburg”.

Pouco se sabe sobre a vida privada de Mateschitz. Ele era tímido para tratar do assunto e raramente dava entrevistas. Sabia-se que ele morava em Salzburgo com sua namorada de longa data e disse uma vez, anos atrás, que bebia de 10 a 12 latas de Red Bull por dia.

Não está claro quais consequências o império Red Bull enfrentará após sua morte. Seu único filho Mark, de 30 anos, que recentemente atuou como diretor administrativo de uma das empresas de investimento de seu pai, é visto como um possível sucessor.

Prêmio Os + Admirados da Imprensa!

O Money Times é finalista em duas categorias do Prêmio Os + Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças. O site concorre na categoria Canais Digitais e com o jornalista Renan Dantas na categoria Jornalistas Mais Admirados. Deixe seu voto aqui!