Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Proposta retoma Conselho Nacional do Meio Ambiente com presença da sociedade civil

Agência Brasil - 18/07/2019 - 15:52
Proposta foi lançada pelo deputado Ivan Valente do PSOL (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Decreto Legislativo 340/19 retoma composição do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) com maior participação da sociedade civil.

A proposta susta o Decreto 9.806/19, que reduz e altera a composição do Conama. O texto, assinado pelo deputado Ivan Valente (Psol-SP) e subscrito pelos demais nove parlamentares do partido, tramita na Câmara dos Deputados.

A norma reduziu o número de conselheiros de 96 para 23, entre membros de entidades públicas e de ONGs. As ONGs, por exemplo, saíram de 22 (23% do total) para 4 assentos (17%) no conselho.

O conselho é responsável por estabelecer critérios para licenciamento ambiental e normas para o controle e a manutenção da qualidade do meio ambiente. É também o principal órgão consultivo do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

Segundo Valente, o decreto é um grave retrocesso para a participação popular e os direitos socioambientais. “Na nova configuração, prepondera a forte representação institucional em detrimento da participação da sociedade civil.”

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

A avaliação de Valente é que a medida faz parte de um contexto de desmonte, pelo governo Bolsonaro, das estruturas de fiscalização que atuam em defesa do meio ambiente.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de seguir para o Plenário.

Última atualização por Bruno Andrade - 18/07/2019 - 15:52