Política

Proposta autoriza uso de 50% do Fundo Social para combater calamidade pública

05 nov 2020, 15:27 - atualizado em 05 nov 2020, 15:27
Pela proposta, os recursos também poderão ser usados para financiar medidas de enfrentamento da crise provocada pela calamidade (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 1961/20 autoriza o repasse, em períodos de calamidade pública, de metade dos recursos disponíveis do Fundo Social para compensar a queda de arrecadação dos estados e municípios. O texto tramita na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, os recursos também poderão ser usados para financiar medidas de enfrentamento da crise provocada pela calamidade. O repasse vai vigorar enquanto permanecer o estado de emergência.

O projeto é de autoria do deputado Aureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) e altera a Lei do Pré-Sal, que criou o Fundo Social. “Diante do panorama de caos e crise que apresentam as calamidades, é urgente a ampliação dos recursos destinados à saúde”, disse Ribeiro.

Formado por recursos de royalties e bônus de assinatura arrecadados dos contratos de exploração de petróleo na camada pré-sal, o Fundo Social financia áreas como educação, saúde e meio ambiente. A destinação dos recursos é feita pelo Conselho Deliberativo do Fundo Social (CDFS), que fixa áreas prioritárias e metas.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar