Propaganda enganosa na Shein? Associação entra com ação no Conar e varejista é notificada; entenda
Empresas associadas a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) promoveram uma representação no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) contra uma campanha publicitária da Shein.
Conforme nota da associação enviada ao Money Times, a representação ao órgão resultou em acordo em que o site internacional concordou em retirar do ar campanha que utilizava em seu slogan “tudo brasileiro, feito para o seu corpo”, referindo-se às roupas que comercializa.
Segundo a Associação, a peça constitui propaganda enganosa, visto que quase a totalidade dos itens à venda no e-commerce não são fabricados no Brasil.
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Posicionamento da Shein
Procurada, a Shein afirmou que foi notificada pelo Conar por membros da Abvtex, mas reforça que, em respeito aos preceitos do Regimento Interno (sobretudo art. 13, 21), os processos ficam sob sigilo. Dessa forma, não comentará sobre os termos do acordo realizado entre as partes.
“A Shein reafirma que a sua atuação está pautada pela transparência, cooperatividade e apreço pelos consumidores brasileiros em todas as suas atividades, assim como no cumprimento de todas as regras inerentes às suas atividades”, disse a empresa.
Além disso, ressaltou que cerca de 50% das suas vendas no site e aplicativo são de produtos nacionais.
Ao Money Times, a Shein disse que não retirou a campanha do ar, mas editou o comercial.
“A companhia ressalta que a alegação da ABVTEX está descontextualizada, considerando que a redação original do anúncio modificado era ‘Na minha SHEIN só tem as trends do momento, tem saia, blusa, jeans. Amor, tudo brasileiro, feito para o nosso corpo.’ e que as alegações de propaganda enganosa partem de má compreensão por parte da ABVTEX dos negócios desenvolvidos pela SHEIN no Brasil, quanto do próprio anúncio.”
Por questão de confidencialidade, a Shein afirmou que não comentará sobre ajustes específicos do acordo celebrado no Conar.
*Matéria atualizada àa 18h19 de 22 de novembro de 2023 para incluir posicionamento da Shein.