Pronampe liberou mais de R$ 3 bilhões nos últimos 3 dias, afirma secretário
O secretário Especial de Produtividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa, afirmou nesta terça-feira que o Pronampe, programa do governo federal de garantia para crédito a micro e pequenas empresas, já liberou mais de 3 bilhões de reais nos últimos três dias, performance que considerou “espetacular”.
Ao participar de audiência pública do Congresso, ele avaliou que o problema de crédito para esse segmento começou a ser resolvido nos últimos 7 a 10 dias, com o governo observando aumento “muito grande” do desembolso.
Sobre a Medida Provisória (MP) que abre caminho para aporte de até 20 bilhões de reais do Tesouro no Fundo Garantidor para Investimentos (FGI), administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), ele afirmou que a liberação de crédito começou “em lançamento silencioso”, já que algumas instituições financeiras ficam receosas de atuar antes de aprovação pelo Congresso da MP.
A iniciativa, que é voltada às pequenas e médias empresas, prevê a garantia do governo de parte dos empréstimos feitos por bancos a esses negócios, numa proporção mais baixa que no Pronampe.