CryptoTimes

Promotores americanos discutem acordo de rendição com antigo CEO da corretora BitMEX

04 mar 2021, 12:07 - atualizado em 04 mar 2021, 12:07
Em 2020, autoridades americanas acusam a corretora de criptoativos BitMEX, sediada em Hong Kong, e seus fundadores de permitir negociações não registradas e por violarem diversas leis antilavagem de dinheiro (Imagem: VCC Exchange)

Arthur Hayes poderia se render às autoridades americanas até abril, segundo promotores em uma audiência de Nova York.

Segundo documentos judiciais obtidos pelo The Block, Hayes — cofundador e ex-CEO da corretora de derivativos cripto — está “atualmente residindo no exterior, em Cingapura” e está em contato com o governo americano sobre sua rendição e seu comparecimento ao tribunal em relação à acusação enviada pelo Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) em novembro de 2020.

Hayes e outros cofundadores da BitMEX foram acusados de violar a Lei de Sigilo Bancário em uma acusação que veio junto com uma ação jurídica em paralelo da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC).

A saga BitMEX: autoridades americanas
acusam corretora de violar leis antilavagem de dinheiro

Os detalhes foram incluídos em uma transcrição de uma audiência de tribunal no dia 9 de fevereiro. No tribunal, a promotora-assistente Jessica Greenwood argumentou:

Em relação ao réu Hayes, discutimos uma data de rendição para 6 de abril de 2021 no Havaí — acho que o plano é notificar o Tribunal antes do comparecimento [de Hayes] e discutir a logística de sua rendição e comparecimento no Havaí para, em seguida, falar com o Meritíssimo.

Antecipamos enviar uma solicitação para vocês sobre uma data próxima à chegada dele [nos EUA].

Discutimos com o conselho sobre como faríamos para que ele voluntariamente se rendesse e ele propôs comparecer nos EUA, no Havaí e estabelecermos um comparecimento virtual com sua Excelência — em vez do comparecimento físico no Distrito Sul de Nova York — para que ele apareça, rendendo-se aos Estados Unidos e aos delegados.

Pavel Pogodin, representante dos acusados nos procedimentos civis contra a BitMEX e seus fundadores, tuitou sobre os conteúdos da transcrição nessa quarta-feira (3).

Quando perguntado se Hayes compareceria diretamente à Nova York, Greenwood disse que “a ideia seria que ele aparecesse inicialmente no Havaí para, em seguida, aparecer remotamente ao Meritíssimo. Depois, ele continuaria residindo no exterior e viajaria aos Estados Unidos conforme necessário e, é claro, se houver um julgamento, ele viria aos Estados Unidos para esse julgamento em Nova York”.

Greenwood acrescentou que um pacote de auxílio está sob discussão, imaginando a possibilidade em que Hayes permanecesse no Havaí. Qualquer pacote de auxílio estaria sujeito à aprovação do tribunal.

“Incluiria um acordo pelo governo de que ele poderia continuar residindo no exterior e que ele viajaria aos Estados Unidos, caso necessário, para comparecimentos ao tribunal e reuniões com o conselho”.

Nove dias após a audiência, Hayes publicou um artigo, opinando sobre o estado do mercado e prometeu dar mais declarações no futuro.

Segundo a transcrição, o governo americano começou os processos de extradição de Greg Dwyer. Greenwood disse que “antecipamos — ou entendemos do conselho — que esses processos sejam sem oposição mas, é como eu disse: não conseguimos negociar uma rendição voluntária com ele”.

A audiência também mencionou Ben Delo, outro cofundador, e Greenwood explicou que “ele está planejando — ou pelo menos o conselho indicou — que ele comparecerá em Nova York”.

“Estamos trabalhando com o FBI e com a Patrulha da Fronteira para obter autorização de imigração para que ele possa vir aqui”, explicou Greenwood, acrescentando:

Existem algumas complicações com a proibição de viagem no Reino Unido e alguns requisitos de imigração para ele, mas temos uma solicitação pendente com o FBI e a Patrulha da Fronteira e esperamos que ele obtenha autorização para viajar e comparecer a Nova York nos próximos 30 dias, então nosso entendimento e representação do conselho é que, quando a aprovação for concedida, ele comparecerá neste distrito para se render pelo caso.

Confira, abaixo, a transcrição completa da audiência de 9 de fevereiro:

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar