Prometeu e não cumpriu: Preços no aplicativo de transporte de São Paulo chegam ao dobro do Uber e 99
O MobizapSP, serviço de corridas por aplicativo da Prefeitura de São Paulo começou a funcionar na última quinta-feira (23). Com a proposta de criar concorrência para as empresas privadas e preços mais baixos, o primeiro dia não mostrou grandes vantagens.
É o que apontou o G1, que foi a campo no primeiro dia de funcionamento, por volta das 14h, para testar o aplicativo. Dessa forma, foram feitas simulações para diversos pontos na cidade pelo MobizapSP, Uber e 99.
Segundo o G1, nos casos em que as rotas apresentadas pelos aplicativos eram similares, havia pouca vantagem para o usuário.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
O site identificou que, a depender do trecho solicitado, o trajeto indicado pelo aplicativo da prefeitura era muito maior do que o das concorrentes, que utilizam aplicativos de navegação, como Waze, para verificar rotas mais rápidas.
Dessa maneira, com os quilômetros a mais do trajeto mais longo, a tarifa do aplicativo também ficava mais cara, chegando a ser quase o dobro do que o cobrado pelas concorrentes.
Em nota, o MobizapSP afirmou que “o preço é baseado no tempo, distância e km” e que, nos testes realizados pela empresa, o aplicativo ofertou preços mais em conta em 80% dos casos.
No Twitter, internautas também relataram a diferença percebida entre os preços do novo serviço com seus concorrentes.
Mobizapsp, foi fazer simulação do Jardim Guarujá até Sanatana, pelo 99, uber foi R$ 70,00, agora pela mobizapsp, R$118,00.#sp1
— Leandro Rodrigues (@Leandrosp21) March 24, 2023
Ontem o app MOBIZAPSP estava mais caro que o UBER e o 99…A promessa não era que seria mais barato que os outros?#SPTV pic.twitter.com/CNimu2wIlC
— FELIPE BASTOS(LIPÃO) (@FELIPAOBASTOS) March 24, 2023
Como funciona o MobizapSP
Conforme divulgado pela Prefeitura de São Paulo, o desenvolvimento do MobizapSP foi realizado por meio de licitação pública, na qual o Consócio 3C ganhou o contrato, por oferecer o menor percentual sobre o valor das corridas.
O aplicativo irá cobrar uma taxa fica de 10,95% sobre o valor da corrida, de maneira que o valor restante seja destinado ao condutor. Diferente de seus concorrentes principais, Uber e 99, não haverá tarifa dinâmica em horários de pico, que comumente elevam os preços.
Os aplicativos para motorista e passageiros já estão disponíveis para sistemas Android ou iOS.
Para os passageiros, é preciso baixar o aplicativo e preencher as informações solicitadas, como nome, número de telefone e e-mail. Já no caso de motoristas, há ainda validação das informações.
“Os motoristas terão uma maior remuneração, pois a taxa de administração é de 10,95% (fixa), valor menor se comparado com outras plataformas que já existem no mercado”, diz a Prefeitura.