Investimentos

Promessas da base ou medalhões esquecidos? Veja os métodos “Value” e “Growth”

06 out 2019, 12:19 - atualizado em 06 out 2019, 12:20
Luka Modric sera um exemplo de empresa “Value”: jogador estabelecido porém com valor defasado em relação ao futebol apresentado (Imagem: Andrey Rudakov/Bloomberg)

Investidores utilizam diversos métodos de avaliação na escolha de quais ações são melhores para alocarem seu capital, com o intuito de conseguirem retornos superiores à média ou a um índice de referência, como o Ibovespa, por exemplo.

Neste contexto, um dos métodos aplicados pelos investidores consiste na escola entre dois tipos de ações: “Growth”, de empresas com potencial de crescimento superior ao mercado, e “Value”, com avaliação defasada pelo mercado em relação ao setor ou diante de quanto a empresa vale.

De forma grosseira, comparando com o futebol, empresas “Growth” seriam jogadores com alto potencial de crescimento, como os jovens iniciantes da categoria de base. Já as “Value” podem ser comparadas a um futebolista consagrado atualmente sem o devido valor, ou em clube de menor expressão, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Kylian Mbappe seria comparável a empresa “Growth”: alto potencial de crescimento e expansão de seu futebol a frente (Imagem: Andrey Rudakov/Bloomberg)

Definição

O primeiro grupo geralmente é composto na maioria por empresas pequenas e médias, com alto potencial de crescimento. O retorno superior ao mercado será concedido devido sua expansão operacional, seja via lançamento de novos produtos, seja através de ganhos de participação de mercado.

Por sua vez, o segundo grupo é composto por empresas maiores e mais estabelecidas, cujas ações são negociadas abaixo do valor esperado pelos analistas.

Como exemplo, suponhamos que o valor patrimonial da empresa avalie que cada ação custa R$ 25. Se a empresa é negociada atualmente em bolsa a R$ 20, existe desconto em relação ao valor real, ou seja, é uma oportunidade de investimento em uma ação “Value”.

O desconto pode ocorrer por diversos motivos, como escândalos políticos ou alteração na diretoria, ou seja, fatos pontuais. Em contrapartida, com o passar o tempo e se as finanças da empresa estiverem em dia, natualmente o valor tende a seguir os lucros no longo prazo.

Leia mais sobre: