Economia

Projeto suspende decreto que acabou com subsídio na energia consumida no campo

13 fev 2019, 10:55 - atualizado em 13 fev 2019, 10:55
Schuch: A perspectiva de aumento na conta de luz gera preocupação no campo – Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 7/19 susta os efeitos do Decreto 9.642/18, que reduz os descontos concedidos à tarifa de energia elétrica para produtores rurais nos próximos cinco anos. O projeto tramita na Câmara dos Deputados.

Pequenas notáveis: as small caps mais indicadas pelos analistas em fevereiro

Assinado pelo ex-presidente Michel Temer no final de 2018, o decreto reduz em 20% ao ano, a partir de 2019, os descontos cumulativos sobre a tarifa básica de energia no campo.

O autor do PDL 7/19 é o deputado Heitor Schuch (PSB-RS). Para ele, o setor agropecuário devolve para a sociedade todos os benefícios econômicos que recebe do governo. Ele afirmou ainda que o fim do subsídio coloca em risco diversas atividades, como irrigação, agricultura familiar e cooperativas de eletrificação rural, que atendem produtores rurais.

“Os agricultores têm garantidos esses descontos justamente em função da atividade diferenciada que exercem na produção de alimentos nos mais distantes rincões deste Brasil”, disse.

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

A Constituição confere ao Congresso Nacional o poder de sustar atos do Poder Executivo, como decretos e portarias, quando entender que eles extrapolam o poder regulamentar do governo.

Tramitação
O PDL 7/19 será analisado pelas comissões de Minas e Energia; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois segue para o Plenário da Câmara.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.