Previdência

Projeto prevê contribuição previdenciária sobre verba paga em jornada ininterrupta

25 nov 2020, 14:57 - atualizado em 25 nov 2020, 14:57
A proposta é do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA) (Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 3651/20 altera a legislação trabalhista para prever a incidência de contribuição previdenciária patronal sobre a compensação que o empregado recebe por trabalhar durante o horário do almoço ou descanso (Hora Repouso Alimentação – HRA). O texto tramita na Câmara dos Deputados.

A proposta é do deputado Cleber Verde (Republicanos-MA). A HRA é prevista na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) quando a pausa mínima de uma hora não é concedida. A incidência de tributação sobre os valores pagos, porém, não está na legislação e é motivo de disputa judicial.

Para o deputado, a HRA tem natureza nitidamente remuneratória, sobre o qual recai a contribuição previdenciária. Ele equipara a compensação à hora-extra: nos dois casos, afirma, há o pagamento de uma retribuição pela hora em que o empregado fica à disposição do empregador. “Trata-se de situação análoga”, disse Cleber Verde.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar