Quer saber o que comprar agora na Bolsa? Receba as melhores dicas do Brasil

Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Projeto Libra sob ataque europeu

Leandro França de Mello - 16/09/2019 - 9:00
A UE está se mobilizando para barrar o desenvolvimento da stablecoin da Libra Association (Imagem: Pixabay)

O Projeto Libra continua na mira europeia, já que reguladores e políticos de toda a Europa se manifestaram para expressar preocupações e impedir a liberação da moeda digital.

A grande coalizão alemã, uma coalizão de governo dos dois maiores partidos políticos da Alemanha, quer negar o lançamento de projetos como o Libra, de acordo com uma reportagem do Der Spiegel. Enquanto isso, o ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, afirmou que o país interromperá o desenvolvimento da moeda digital Libra porque ameaça a “soberania monetária” dos governos. Contudo, Bruno Le Maire, afirmou que a França não taxará operação entre cripto-cripto. Leia mais aqui.

A Libra Association está tentando obter uma licença do sistema de pagamento da Autoridade Suíça de Supervisão do Mercado Financeiro (FINMA), que também saiu esta semana e disse que o projeto se enquadra na regulamentação de infraestrutura do mercado financeiro e está sujeito a exigências regulatórias adicionais. Leia mais aqui.

A pressão da Europa, no entanto, não deterá a confiança no lançamento da moeda até o final do próximo ano, segundo um executivo da Libra Association. Leia mais aqui.

Embora a França e a Alemanha provavelmente não possam bloquear completamente o desenvolvimento do Libra, visto que a associação está sediada na Suíça, ela pode bloquear aplicativos compatíveis com o Libra. As respectivas agências governamentais também podem impedir que os comerciantes aceitem a stablecoin proposta em regiões específicas, tornando-o impraticável de usar.

Em outros lugares, enquanto os planos de moeda digital da China continuam aquecendo, leia mais aqui. A ex-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, recentemente incentivou a “exploração” dos CBDCs devido à desaceleração da demanda por dinheiro e à crescente preferência por dinheiro digital. Leia mais aqui. Com informações do Cryptowatch.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
O Segredo das Criptomoedas

Última atualização por Leandro França de Mello - 15/09/2019 - 21:14