Projeto DeFi do Itaú (ITUB) é escolhido pelo Banco Central entre propostas de inovação
O Banco Central escolheu propostas para oito novos projetos avançarem em seu laboratório de inovação, incluindo um pool de liquidez de finanças descentralizadas (DeFi) do Itaú Unibanco (ITUB).
O projeto proposto será uma “plataforma que, por meio de blockchain e contratos autônomos, permitirá custódia, corretagem de moeda e investimentos alternativos”, disse o Banco Central brasileiro.
“O caso de uso consiste na criação de um pool de liquidez, com tokens que emulem stablecoins que tenham paridade ao real, dólar ou outra moeda fiduciária, com sua operação semelhante às de liquidez DeFi que operam no mercado de ativo digital”.
Outras propostas de inovação
A lista de propostas também inclui diversos outros projetos ligados a blockchain. Uma proposta da Lovecrypto envolve a conversão de uma stablecoin no blockchain Celo no que seria uma moeda digital emitida pelo banco central (CBDC) brasileiro – o real digital.
Outro projeto de Delend Tecnologia formaria um protocolo de crédito descentralizado, com foco em pequenas e médias empresas, enquanto uma proposta à parte de Celso Jungbluth foca em microcrédito descentralizado.
O laboratório de inovação abrirá em 12 de setembro, e desenvolvedores deverão enviar um protótipo funcional e relatório para cada projeto até 15 de dezembro.
Itaú é o maior banco do Brasil, segundo S&P Global, com mais de US$ 371 bilhões em ativos totais.
O Banco Central também selecionou outro projeto do Itaú, com foco em near-field communication (“comunicação de campo próximo”, em tradução livre) e tecnologia de QR Code para levar mais inovação para o Pix.
Esta marca a quinta rodada de projetos que o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnologia (LIFT) selecionou desde o lançamento, em 2018. Em março, LIFT escolheu nove projetos para o desenvolvimento do real digital.
Siga o Crypto Times no Facebook!
Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!
Disclaimer
O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.