Internacional

Projeto aprova acordo sobre transporte marítimo entre Brasil e Vietnã

24 maio 2019, 15:45 - atualizado em 24 maio 2019, 15:45
Proposta facilita o trânsito de navios mercantes – cruzeiros, ferryboats, navios de carga – entre os dois países (Imagem: Pixabay)

O Projeto de Lei 275/19 aprova o acordo sobre transporte marítimo assinado entre Brasil e Vietnã em setembro de 2017. A proposta facilita o trânsito de navios mercantes – cruzeiros, ferryboats, navios de carga – entre os dois países ao estabelecer o reconhecimento mútuo de documentação, simplificação de procedimentos alfandegários e assistência a navios em perigo.

O acordo não se aplica a navios de guerra ou das Forças Armadas, embarcações de pesca ou de recreio, embarcações com propulsão nuclear, navios de pesquisa científica ou aqueles usados para praticagem, reboque ou resgate marítimo.

Pelo acordo, os navios de mercadorias poderão utilizar os portos da outra parte abertos aos estrangeiros e não poderão ter tratamento menos favorável ao concedido pelas embarcações nacionais que fazem transporte internacional.

Há garantias sobre o respeito das regras locais portuárias e alfandegárias, além do direito do País de vedar o ingresso de cidadãos do outro país caso julgue necessário.

Tramitação

O texto será analisado por comissões antes de ir a voto no Plenário da Câmara dos Deputados. Os acordos internacionais só podem ser ratificados pelo Executivo depois de aprovados pela Câmara e pelo Senado.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
agencia.camara@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar