ImóvelTimes

Projeções sugerem que 2021 será um bom ano para construtoras

18 jan 2021, 15:37 - atualizado em 18 jan 2021, 15:37
Setor Imobiliário Imóveis Construção Civil
A pandemia trouxe muitas incertezas para a venda de imóveis no Brasil e o crescimento do setor deu uma estagnada, mas não parou completamente (Imagem: Reuters/Susana Vera)

Segundo o BTG Pactual, banco de investimentos brasileiro, especializado em capital de investimento e capital de risco, as projeções divulgadas mostram que as empresas imobiliárias esperam que os volumes de lançamento subam 122% em 2021.

A pandemia trouxe muitas incertezas para a venda de imóveis no Brasil e o crescimento do setor deu uma estagnada, mas não parou completamente.

No entanto, a previsão para este ano é animadora, já que, por conta do período de incertezas, a demanda pela aquisição de imóveis foi um pouco reprimida. A expectativa é de que inúmeros contratos sejam assinados para quando a economia voltar à ativa.

As imobiliárias e construtoras precisam se preparar para um novo momento, facilitando o acesso aos imóveis, com menos burocracias e até digitalizando as vendas. A tecnologia deve ser tratada como uma grande aliada, se unindo a um investimento maior do setor em marketing digital.

O BTG reforçou seu otimismo sobre as construtoras brasileiras e reforça que os acionistas têm grandes chances de se beneficiar com um ambiente favorável ao setor.  Além de comprar diretamente com construtoras, é possível investir em um imóvel em leilões de construtoras especializadas neste tipo de negócio.

Participar de um leilão de imóveis pode ser uma opção interessante para quem busca economizar, pois um imóvel comprado neste ramo pode custar até 40% menos (Imagem: Divulgação/Biasi Leilões)

Como funciona um leilão de imóvel

Todo leilão consiste, basicamente, na venda de bens ao público. O leiloeiro faz o anúncio e estipula um valor mínimo para sua aquisição. Assim, os interessados fazem o lance e ganha o comprador que fez o lance mais alto.

Participar de um leilão de imóveis pode ser uma opção interessante para quem busca economizar, pois um imóvel comprado neste ramo pode custar até 40% menos, sendo possível encontrar bons imóveis por ótimos preços.

Se você não tem experiência na área, é importante entender alguns detalhes. Os leilões podem ser feitos por empresas especializadas ou por órgãos de justiça. Acompanhar as orientações da organização é fundamental para entender como participar. As datas, geralmente, são divulgadas em veículos de comunicação.

Informações básicas ficam organizadas em um edital, que geralmente é publicado em jornais ou outros veículos de publicidade.

A leitura atenta deste documento é indispensável, pois ele contém as metragens, o endereço e outras informações sobre os lotes que estarão à venda, como possíveis dívidas e seu estado de conservação. Alguns leilões permitem que o imóvel seja visitado antes da compra.

É importante também planejar seus lances e definir um teto de gasto para sua oferta final – desta forma, o valor irá guiar suas decisões. Tenha cuidado para não se deixar levar pela empolgação. A aquisição da casa própria por esse meio pode ser muito vantajosa, desde que os cuidados essenciais sejam tomados.