Projeção do Banco Central para a inflação para 2023 continua acima da meta
A inflação deve se manter acima da meta determinada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) por mais um ano.
De acordo com a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), o Banco Central projeta que o ano termine com a taxa de inflação em 5,8%.
Para 2023, a projeção é de 4,8%, enquanto em 2024 a taxa cai para 2,9% – o único dentro da meta. Vale lembrar que as metas de inflação são de 3,5%, 3,25% e 3%, respectivamente.
“Apesar da queda recente concentrada nos itens voláteis e afetados por medidas tributárias, a inflação ao consumidor continua elevada”, destaca a alta. Apesar de o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ter registrado três deflações seguidas, a prévia de outubro já veio com alta de 0,16%.
As projeções do Banco Central estão praticamente alinhadas com as expectativas do mercado, apuradas pelo Relatório Focus para o ano que vem. Nesta semana, o relatório apontou para alta de 5,61% para 2022. A inflação deve terminar em 4,94% em 2023; Para 2024, a previsão é de 3,50%.
Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!