Últimas Notícias Cotações Governo Bolsonaro Comprar ou Vender Empresas Economia
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Proibir cobrança por assento sufoca a aviação brasileira, diz IATA

Gustavo Kahil - 10/08/2018 - 13:07

Gol

Em um comunicado publicado nesta sexta-feira (10), a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) disse que a proibição da cobrança por assento em voos “sufoca ainda mais o potencial da aviação comercial no Brasil”, destaca o texto assinado por Dany Oliveira, Diretor Geral da IATA Brasil.

Os senadores aprovaram nesta quarta-feira (8) um projeto que proíbe companhias aéreas de cobrarem valor adicional pela marcação antecipada de assentos. A proposta coíbe práticas consideradas abusivas e garante a gratuidade na marcação de assentos para os voos ocorridos no território brasileiro.

Como é originário do Senado, o projeto precisa ser aprovado também pelos deputados antes de ir para sanção presidencial e se tornar lei. A IATA destaca que esta é uma prática comum e desregulamentada nos grandes mercados de aviação, para que os passageiros possam escolher a melhor oferta que lhes convier.

“A livre concorrência no mercado de aviação tem trazido benefícios aos passageiros aéreos. A experiência em todo o mundo tem mostrado que as forças dos mercados são muito mais eficazes para estimular a inovação e a criatividade do que o excesso de regulamentação do governo”, destaca Oliveira.

Leia mais sobre: Aviação, Transportes